text.skipToContent text.skipToNavigation

Instalação e Limpeza

A CentralAr.com oferece instalação e limpeza do seu ar condicionado. Dessa maneira, você economiza tempo e dinheiro, mantendo o seu ambiente saudável e muito mais agradável com serviços de qualidade.


  • Compre em até 10x sem juros;
  • Acompanhamento e agendamento da instalação;
  • 6 meses de garantia da instalação;
  • Profissionais qualificados mantendo a garantia dos fabricantes.
  • Compre em até 10x sem juros;
  • Acompanhamento e agendamento da limpeza;
  • Reduz o consumo de energia dos aparelhos;
  • Ajuda a evitar problemas ligados a doenças respiratórias.​​​​​​​

Perguntas Frequentes

A Central Ar oferece serviço de qualidade com profissionais capacitados para a instalação de ar condicionado. E as vantagens dessa contratação são muitas.
Para começar, o serviço de um técnico atesta a manutenção da garantia do fabricante. Ele vai trabalhar para que a instalação do ar condicionado seja feita da maneira correta, com certificação e todas as exigências da marca. Caso o aparelho venha com algum problema de fabricação, a garantia pode ser acionada. Se o seu aparelho não for instalado de acordo com as especificações do fabricante, ele pode não funcionar corretamente e você pode perder a garantia do produto.
Alguns equipamentos demandam mais conhecimento técnico do que outros. A instalação de ar condicionado split ou split cassete, por exemplo, exige o serviço de um profissional. O trabalho correto, com análise do local, tubulação, gás, mangueira, isolamento térmico, fiação, condensadora e a verificação de todos os detalhes feitos por um profissional qualificado vão garantir o bom funcionamento e a melhor eficiência do seu ar condicionado. A longo prazo, são pontos que oferecem uma vida útil longa do equipamento e até menor consumo de energia elétrica.
Isso não significa que você precisa saber como instalar um ar condicionado de janela. Apesar de mais simples do que os outros modelos, ele também tem especificações como tamanho da parede, ângulo de instalação, voltagem, checagem da proteção da condensadora, entre outros. Portanto, para todo aparelho, você pode contratar o serviço de instalação de ar condicionado.
A instalação e a manutenção do ar condicionado garantem, ainda, a sua segurança e de sua família, com a prevenção de curtos-circuitos, vazamento de gás refrigerante e até uma sobrecarga.
O mais indicado e seguro é que um profissional credenciado faça a instalação do ar condicionado. Ele é o mais indicado a analisar todas as condições do local e do aparelho. Sendo assim, qualquer pessoa pode contratar o serviço da Central Ar – tendo adquirido a instalação com o aparelho ou não.
Antes de adquirir o seu ar condicionado, é importante verificar se ele tem a potência adequada para o local e a quantidade de pessoas circulantes. Você pode checar essa informação por meio da nossa Calculadora de BTUs.
O técnico da Central Ar responsável pela instalação do seu ar condicionado comparece ao local com todo o material básico necessário para o serviço.
Fornecemos o kit de instalação para até cinco metros de distância entre as unidades interna (evaporadora) e externa (condensadora) do aparelho. São parte do kit:
• Até 5 metros de tubulação de cobre;
• Até 5 metros de mangueira cristal (dreno);
• Isolamento térmico da tubulação;
• Um furo serra copo;
• Fiação elétrica do tipo PP;
• Um suporte de fixação (mão francesa) para a unidade condensadora (unidade externa) por instalação adquirida;
• Materiais e acessórios para fixação das unidades evaporadora e condensadora nos respectivos suportes, tais como: buchas, porcas, arruelas e parafusos.

Quando você agenda uma instalação de ar condicionado, é preciso providenciar alguns itens para que o trabalho do técnico seja realizado com sucesso. Para a Central Ar, é necessário:
• Realizar a limpeza do local da instalação do ar condicionado;
• Autorizações (condomínios, órgãos oficiais, vizinhos, Laudo ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, entre outros.);
• Providenciar o ponto de dreno próximo da unidade evaporadora (unidade interna). Você pode verificar essa informação com a planta do local ou com o síndico;
• Desinstalação de equipamentos que impossibilitem a execução do serviço contratado;
• Ponto de energia elétrica com disjuntor de proteção exclusivo, disponibilizando a alimentação próxima ao local de instalação das unidades (atenção para a amperagem do disjuntor);
• Não realizamos furos em vigas/lajes/colunas em razão do risco de alteração na estrutura do local. Portanto, o contratante precisará providenciar, caso necessário, cortes em alvenaria ou paredes de qualquer tipo (no caso de tubulação embutida na parede);
• Se preciso, providenciar materiais e serviços de aplicação de gesso, massa corrida, pintura, serralheria e outros serviços de terceiros;
• Material adicional no caso de a distância entre a unidade evaporadora e a unidade condensadora ultrapassar as metragens definidas no item;
• Realizar a aquisição da tubulação adicional.
Para tirar todas as suas dúvidas quanto às obrigações para receber um técnico, você pode entrar em contato com nossa equipe especializada via chat.
Assim que você adquirir o serviço de instalação de ar condicionado conosco, vamos entrar em contato para agendar a execução do mesmo. Ela poderá ser programada entre 2 e 10 dias úteis depois da data da entrega do ar condicionado.
Se você adquiriu a instalação separadamente do aparelho, o prazo para o agendamento do serviço de instalação será de 10 dias úteis após a data do pedido.
Para mais informações sobre o serviço de instalação de ar condicionado com a Central Ar, você pode acessar nossa aba de instalação, ou entrar em contato através do nosso chat ou pelo telefone (11) 4002-1717.
A limpeza e higienização do ar condicionado são um dos principais pontos da manutenção preventiva do aparelho. O acúmulo de sujeira no filtro atrapalha o desempenho do ar condicionado, fazendo com que ele trabalhe com mais esforço para refrigerar o ar. Dessa maneira, ele consome mais energia e ainda trabalha com sobrecarga.
As impurezas que se acumulam nas peças podem, ainda, causar defeitos e impedir o funcionamento do ar condicionado. Assim, a limpeza do ar condicionado melhora a eficiência do equipamento, reduz os ruídos e ainda garante maior conforto térmico para seu ambiente.
E para além do funcionamento do aparelho, a higienização do ar condicionado previne contra doenças respiratórias e alergias, já que retira do equipamento, fungos, poeiras e bactérias.
Você já sabe quais são as vantagens de realizar a higienização e limpeza do ar condicionado. Mas de quanto em quanto tempo?
Uma limpeza do ar condicionado mais simples, contudo, pode ser feita com maior frequência, por você. Se o aparelho é utilizado diariamente, a higienização superficial dos filtros pode ser feita a cada 15 dias. É muito fácil: veja abaixo como fazer a limpeza do ar condicionado.
A limpeza do ar condicionado janela é básica. Primeiro, desligue o aparelho da tomada e retire o painel frontal. Retire o filtro puxando pelas abas. É preciso lavá-lo com água corrente e sabão neutro. Após limpá-lo, espere secar completamente. Só assim coloque o filtro de volta no aparelho. Prontinho!
A limpeza do filtro de ar no aparelho split é um pouco diferente, mas não é necessário nenhum produto para limpeza de split. Vamos lá: também é preciso desligar o equipamento da energia e abrir a tela da frente. Você vai encontrar dois filtros: um de carvão, posicionado do lado esquerdo, e o de nylon, do lado direito. Tire primeiro o de carvão e apenas o aspire. Não molhe! Coloque-o de volta. A partir daí, já pode retirar o filtro de nylon e lavá-lo sob água corrente e detergente neutro. Quando ele secar, devolva para o ar condicionado e já pode ligá-lo novamente!
Caso o seu aparelho seja o portátil, também é preciso saber como limpar o ar condicionado. Geralmente, o filtro fica na parte traseira. Tire-o da tomada e abra o painel. Agora há duas opções: filtro descartável ou de nylon.
Se o filtro for descartável é preciso aspirar e após determinado tempo de uso, substituir por um novo - essa troca pode ser feita a cada dois meses. Se for de nylon, a limpeza do filtro de ar é como a dos outros equipamentos: água corrente com sabão neutro, e esperar secar para devolvê-lo para o aparelho.
Preste bastante atenção no modelo do aparelho, para colocar a tela do ar condicionado de volta. Todos os painéis têm encaixes no design e precisam ser completamente fechados antes de ligar o aparelho. Isso vai garantir que nenhum objeto externo ou poeira entre no ar condicionado e atrapalhem seu funcionamento.
Já o serviço de limpeza de ar condicionado feito por um profissional pode ser contratado a cada seis meses ou no prazo de, no máximo, um ano.
Agora você já sabe como realizar a higienização periódica do aparelho por conta própria. Mas, chegou a vez de agendar a visita de um técnico especializado para o serviço de limpeza do ar condicionado. A CentralAr.com tem a melhor equipe de profissionais para a limpeza e higienização de ar condicionado – e atende no Brasil inteiro.
Oferecemos pagamento facilitado do serviço de limpeza de ar condicionado que pode ser feito em até 10x sem juros.
Assim que você adquirir o serviço de limpeza do ar condicionado conosco, vamos entrar em contato para agendar a execução do mesmo, esse agendamento deve ser realizado no prazo de 60 dias. Ela poderá ser programada dentro de 2 a 3 dias úteis depois da data de compra do serviço.
Para mais informações sobre o serviço de limpeza de ar condicionado com a CentralAr.com você pode acessar nossa aba de instalação, ou entre em contato através do nosso chat ou pelo telefone (11) 4002-1717.

Saiba Mais:

Voltar ao topo