Ar-condicionado Janela
O modelo mais tradicional entre esses equipamentos é o ar condicionado de janela, uma alternativa interessante e econômica.
Ar-Condicionado Janela
Vantagens do ar condicionado de Janela
Para escolher qual o aparelho ideal para você e seu ambiente, é importante conhecer todas as nuances do equipamento, como o ar condicionado de janela e suas qualidades.
Vantagens:
- Em comparação com os outros modelos, o ar condicionado de janela tem preço menor no ato da compra.
- A instalação é mais simples e muitas vezes não demanda o serviço de um técnico especializado.
- Muitas construções já vêm com espaço preparado para a instalação do ar condicionado de janela.
- Indicado para ambientes pequenos e médios.
- Podem ser encontrados em 110V e em 220V
. - Existem duas versões: ar condicionado de janela com controle remoto e ar condicionado de janela manual. - Permite limpeza rápida e prática do filtro de ar.
- Peças e manutenção são mais baratas do que de outros modelos.
- O ar condicionado de janela quente e frio também é uma opção disponível para esse modelo – ou seja, pode tanto refrescar quanto esquentar o seu ambiente.
- Alguns modelos com controle remoto apresentam funcionalidades como “Timer”, “Sleep” e diferentes velocidades de ventilação.
- As maiores marcas do mercado produzem modelos de ar condicionado de janela: Consul, Electrolux, Springer Midea, entre outras.
Na parede:
- Caso o seu ambiente já tenha um suporte para o aparelho, seja de caixilho, de concreto, seja diretamente na parede, é muito fácil. Basta ver se a base de apoio para o equipamento tem pelo menos 21 centímetros de profundidade.
Se o espaço na parede for maior do que o tamanho do ar condicionado, procure suportes especializados ou o serviço de um gesseiro.
Na janela:
- Para instalar o aparelho em uma janela, basta apoiá-lo no peitoral da mesma. É importante, ainda, lembrar de suportes de fixação. A base de apoio também precisa de 21 centímetros.
No vitrô:
- O local precisa ser bem preparado e vedado, para que não surjam ruídos indesejados com a trepidação do ar condicionado de janela, e para que ele trabalhe com eficiência.
Depois de avaliar cada uma dessas condições, confira os próximos passos de como instalar o ar condicionado de janela.
- Certifique-se de que a parte externa, o compressor, esteja em um suporte que o proteja de variantes do tempo, como chuva e sujeira, mas que, ao mesmo tempo, não o deixe totalmente fechado, para que haja a troca de calor com o ambiente.
- Confira a voltagem do aparelho no cabo de alimentação e a da tomada.
- O ideal é que o ar condicionado de janela seja instalado a 1,5m do chão. Nas laterais, o espaço precisa ser de 50 centímetros entre qualquer canto do ambiente. Dessa forma, a distribuição do ar será mais eficiente. - Veja se não há móveis, cortinas ou barreiras atrapalhando a chegada do ar fresco no seu ambiente.
- Confira no Manual do Fabricante se há algum protocolo antes de ligá-lo.
Prontinho! Seu ar condicionado de janela já está instalado.
Outras informações sobre o ar condicionado janela:
Esse equipamento pode ser encontrado com diferentes capacidades: 12000, 7500, 8000, 10000, chegando no máximo a 30000 BTUs.
Você pode descobrir qual a capacidade ideal do seu aparelho por meio da nossa Calculadora de BTUs. Ela vai calcular o tamanho do ambiente, a quantidade de pessoas circulantes e sugerir os BTUs necessários para seu ar condicionado de janela.
Gostou? Entre em contato com nosso time de especialistas via chat e escolha o seu ar condicionado de janela.